Porque as formigas se cumprimentam?

20/12/2012


capa_formigacumprimentando
Você já se deparou com uma pequena trilha de formigas e observou-as várias delas em um sentido e várias delas no sentido oposto? E quando elas se encontram no meio do caminho, param para se “cumprimentar” e prosseguem.

Na realidade esse fenômeno ocorre porque as formigas possuem um sistema de comunicação muito peculiar através das antenas. O que ocorre de fato é o reconhecimento através do cheiro umas das outras, para detectarem se fazem parte do mesmo ninho.
Por questões de segurança, as formigas não aceitam intrusos em seu formigueiro e por isso a necessidade de estarem sempre atentas ao menor sinal de invasão de alguma formiga estranha ou até mesmo doente, quando é imediatamente isolada do grupo.
As formigas produzem através de uma reação química o chamado feromônio que é exalado através de glândulas marcando o caminho percorrido e servindo de comunicação entre elas.
O feromônio é secretado por alguns animais influenciando o comportamento ou o desenvolvimento morfológico de outros animais da mesma espécie, como é o caso também das mariposas.

Fonte: Você Sabia

0 Comentários:

Postar um comentário

 









Por George Albuquerque Pinto
© 2011 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto | Tudo é Curioso Demais